Quer saber um pouco mais sobre o Leite A2? Então, esse texto é para você!

Assim como vocês, nós amamos o leite, e todos os benefícios por trás de um alimento tão rico e nutritivo.

O leite A2 é um dos nossos favoritos, desde sua origem em 1990 lá na Nova Zelândia, esse alimento foi sendo estudado e cada vez mais está chamando a atenção de médicos e especialistas.

Atualmente, o leite A2 é encontrado e consumido em todo o mundo. Além da Nova Zelândia, Reino Unido, Estados Unidos, China e países europeus investem na produção desse alimento, comercializando não apenas leite, mas também os seus derivados, como iogurtes, coalhadas, fórmulas infantis, sorvete, dentre outros produtos.  

Mas, para que você entenda melhor, é preciso falar sobre uma pequena fração da proteína do leite: a beta caseína.

A beta caseína possui 209 aminoácidos, composta pelos principais nutrientes da leite, elas são importantes para o crescimento e desenvolvimento de crianças e jovens e responsável pela manutenção dos tecidos musculares. Essa proteína pode ser encontrada em duas variações, a beta caseína A1 e a beta caseína A2.

Todas as fêmeas de espécies mamíferas possuem em sua genética a beta caseína A2. Mas, por causa de mudanças no DNA desses animais, ao longo das décadas, algumas vacas, por exemplo, passaram a produzir apenas a beta caseína A1. 

Por esse motivo, a beta caseína A2 é chamada de caseína “natural”. 

Você sabia?

O leite das mimosas tem em sua composição de 87% de água e aproximadamente 13% de componentes sólidos que são divididos entre proteínas totais (3,3 a 3,5%); gordura (3,5 a 3,8%); lactose (4,9%); minerais (0,7%) e vitaminas. As proteínas que são as responsáveis pela diferenciação do leite A1 e o leite A2A2.


Quando falamos da espécie bovina, sim, das nossas vaquinhas, o leite que elas produzem pode variar. Mas como assim? o leite das vacas tem diferença? 


Sim! Nem todas as vacas produzem os dois tipos de caseína. Na verdade, existem três genótipos possíveis: o genótipo A1A1 determina que o animal produza apenas a beta caseína A1; vacas com o genótipo A2A2 produzem somente o tipo A2; e vacas com o genótipo A1A2 produzem os dois tipos. 

Dessa forma, para uma vaca produzir leite 100% A2, ela deve possuir o genótipo A2A2.

O que diferencia muitas vezes o leite é a sua qualidade. Alguns fatores podem interferir na qualidade final do leite, por exemplo, manejo, raça, a dieta oferecida, saúde dos animais, entre outros. Esses pontos também influenciam na composição proteica do leite.

Mas vamos lá, o que é leite A2, afinal?
É o leite produzido por vacas genótipo A2A2 que produzem leite com apenas beta caseína A2A2.  Isso só é possível por meio de mapeamento genético, no qual identificamos o tipo de proteína presente no leite de cada vaca aqui na Fazenda.

Vale destacar que a Fiore não realiza nenhuma intervenção nos genes das vacas, apenas o de mapeamento genético, estudo de rebanho, conciliado com o cuidado com os animais, para que elas produzam o leite A2. Um processo totalmente NATURAL.

Agora, a parte que vocês vão adorar…

Vamos falar dos benefícios do leite A2 para a sua saúde.

Estudos já apontam que o leite de vacas A2A2, pode ter um maior grau de digestibilidade para o seu organismo. E sabe a melhor parte?

Quando falamos de Leite A2 FIORE, além de possibilitar a digestibilidade nosso leite é Puro, sem conservantes, sendo o único ingrediente o LEITE.

Dessa forma, você pode saber que estará apreciando em sua casa, um leite puro, direto da nossa fazenda e ainda de fácil digestibilidade, coisa boa né?

Acesse nossa aba de produtos A2, e conheça a linha completa que preparamos especialmente para você!

Facebook
WhatsApp
Twitter / X