Leite vivo

Ordenhado em nossas próprias fazendas, nosso leite é pasteurizado e homogeneizado com todo o cuidado. Isso mantém o leite vivo, preservando todas as características nutricionais e aquele sabor incomparável do leite Fiore.

É leite de vaca e não de caixinha

Desde 2007, quando resolvemos trazer leite produzido de nossas outras fazendas para o Laticínio, mudamos a classificação de Granja Leiteira, produtora de leite tipo A, para Usina de Beneficiamento.

A partir dessa data, não colocamos na embalagem a denominação de leite tipo A, mas o consumidor pode ficar tranquilo que continuamos a usar o mesmo padrão do leite da fazenda de Santa Teresa até hoje para produzi-lo. Nada mudou, somente a adequação à legislação do S.I.F (Serviço de Inspeção Federal). Todas as nossas fazendas são supervisionadas e recebem o mesmo controle de qualidade que a Estância Paraíso, onde está localizado o Laticínio.

Processo de pasteurização

Antes de serem direcionados para os produtos, todo leite cru que chega ao Laticínio passa por um processo de pasteurização, que consiste em aquecer o leite entre 72 e 74 graus Celsius por 15 segundos. Esse tempo é suficiente para eliminar as bactérias patogênicas (que causam doenças aos seres humanos), que possam existir no leite. Esse processo preserva a flora bacteriana normal e os aminoácidos formadores de proteínas e as vitaminas desse alimento. Assim, sempre temos um leite vivo.

0 ºC
Temperatura
0 seg.
Tempo
O caminho do leite
  • Ordenha

    A partir da ordenha, o leite é filtrado e resfriado, sendo conduzido através de tubulações de aço inox para o Laticínio, sem contato com o ambiente externo ou mãos humanas.

  • Produção

    Dentro de tanques de inox, o leite é armazenado e fica aguardando a pasteurização. De acordo com a ordem de produção, o leite é enviado para tanques de queijo ou fermenteiras de iogurte, passando por outros processos de desnate ou padronização da gordura.

  • Distribuição

    Depois dessas etapas, os produtos Fiore ganham suas embalagens e são enviados através da nossa própria frota de caminhões refrigerados até os pontos de venda nos estados do ES, RJ e SP.

Fatos e curiosidades do leite

Leite é bom para a pele?

Sim, o leite é bom, e muito, para a pele. Ele ajuda a hidratar essa camada que envolve todos os nossos músculos do corpo. Além disso, é composto por 90% de água na sua composição, assim como o corpo humano.

Quando a humanidade começou a tomar leite?

Acredita-se que o consumo de leite de vaca tenha começado há 11.000 anos, com a domesticação dos primeiros animais.

Como surgiu a palavra iogurte?

A palavra iogurte (yogurt) originou-se do idioma turco e é usada para se referir ao leite fermentado com bactérias, até conseguir uma forma final de massa semilíquida.

Manga com leite faz mal?

Não, pelo contrário, é uma combinação deliciosa e altamente nutritiva.

Calmante para dormir

Não é à toa que nossos pais e avós recomendam um copinho de leite todas as noites antes de nos deitarmos. O alimento influencia no seu sono. A justificativa é que o leite possui um aminoácido chamado triptofano, que aumenta a quantidade de neurotransmissores, que são muito importantes no processo de desencadeamento do sono, a serotonina.

Quando a vaca dá leite?

Ao contrário do que muita gente imagina, a vaca não dá leite só quando amamenta. O período de lactação começa na época do nascimento da cria, mas continua depois do desmame, estimulada pela ordenha mecânica e manual.

Leite é bom para a saúde bucal?

O leite contém nutrientes como cálcio, fósforo, magnésio e vitamina D, que ajudam no desenvolvimento dos dentes e tecidos orais, protegendo contra as cáries.

O alimento mais consumido

O alimento mais consumido do mundo é o leite. São quase 480 milhões de toneladas do produto consumidas anualmente, seja na forma de iogurtes, queijos, sorvetes, coalhadas ou outros derivados.

Devo ferver o leite pasteurizado?

O leite pasteurizado não deve ser fervido. Isso porque, ao atingir a fervura (100º C), o leite perde todas as suas propriedades nutritivas. O próprio processo de pasteurização (75ºC) elimina os microrganismos prejudiciais, deixando-o pronto para o consumo.

Leite hidrata?

Leite é um potencial hidratante. Foi descoberto recentemente que o consumo de leite após os exercícios pode ter efeitos positivos na regeneração e construção dos músculos e hidratação.